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O uso de diferentes linguagens em cursos de Engenharia, no Brasil e em Portugal, é o tema central deste livro. Procura problematizar o funcionamento de práticas de letramento acadêmico, as quais se constituem em torno, com e sobre textos no Ensino Superior. Nessas práticas nas Engenharias, estudantes e professores assumem diferentes papéis sociais, no sentido de construírem, na interação, conhecimentos acadêmicos e científicos e de se inserirem como membros efetivos em contextos universitários e profissionais. A partir de diversos enfoques teóricos e metodológicos, os artigos que integram este livro disseminam estudos parceiros entre Educação, Linguística Aplicada e Engenharias. Ainda, colocam em destaque a relevância e a atualidade desta parceria, em âmbito nacional e internacional, já que diretamente FURB (Santa Catarina-Brasil) e Universidade do Minho (Braga-Portugal) têm trilhado um caminho produtivo de trabalhos conjuntos. Importante afirmar que, com essa parceria entre áreas de conhecimento, desconstroem-se afirmações do senso comum que indicam não haver práticas de leitura, oralidade e produção escrita acadêmica nas Engenharias. Ainda mais, engenheiros já formados, estudantes, professores e tutores de grupos de trabalho também se posicionam a respeito dessas práticas nos cursos. Os resultados trazidos para este livro, além dos já mencionados, possibilitam traçar perfis de futuros engenheiros - estudantes de cursos de Engenharia - no que concerne à oralidade, à leitura e à produção escrita de textos do contexto acadêmico e profissional. Discutem as funções e as tecnologias de uso de textos como projetos, relatórios e artigos científicos. Esperamos que muitos diálogos, muitos encontros e talvez futuras pesquisas, sobre letramentos acadêmicos e, mais especificamente, sobre linguagens em uso nas Engenharias, continuem se concretizando nos contextos brasileiros e portugueses. Dessa forma, poderemos provocar e ampliar, ainda mais, resultados que contribuam para mudanças efetivas, no que tange às metodologias de ensino-aprendizagem, como no caso das Engenharias, incluindo e aproximando oralidade, leitura e escrita.


Especificações técnicas de Linguagens em uso nas engenharias


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