ventilador

Sem sombra de dúvidas, ao se tratar de aparelhos eletrodomésticos, os ventiladores são muito procurados quando a temperatura começa a aumentar. Um ventilador é essencial para você que procura por um melhor conforto térmico dentro do seu lar. Em comparação com um aparelho de ar condicionado, o ventilador se coloca como a melhor opção mais em conta e com maior facilidade de instalação.

Pensando em te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de comprar um ventilador, nós do Guia JáCotei separamos alguns pontos que podem servir de dicas para você. Confira:

Verifique a disposição das pás e o índice de rotações por minuto

Estes pontos são importantíssimos e influenciam diretamente no desempenho do seu aparelho ventilador. A quantidade de pás, a inclinação de cada uma delas e o índice de rotações por minuto (rpm) juntos ajudam a definir a capacidade do ventilador. Aparelhos com índice de até 250 rpm em média são os mais indicados, pois aparelhos com índices maiores costumam incomodar quem fica em próximo a ele.

Fique atento à capacidade de ventilação ou índice de vazão de ar

Muitas vezes os fabricantes preferem não deixar essa informação disposta de uma maneira clara. Na maioria das vezes, ela vem medida em metro cúbico por segundo (m³/s). Simplificando: para ambientes pequenos, é mais indicado utilizar um ventilador com capacidade de ventilação entre 1m³/s e 1,7m³/s. Já para ambientes um pouco maiores, entre 25m² a 35m², são indicados os modelos com de 2m³/s de índica de vazão. Para ambientes maiores do que 35m², é melhor que se utilizem mais de um ventilador.

Saiba qual a potência do motor e o quanto o aparelho consome de energia

A potência do motor também não é uma informação que é fácil de se conseguir, porém, de uma maneira geral, ela está diretamente relacionada com o índice de rotações por minuto do ventilador. Quanto maior o número de rpm, mais potente é o motor, e mais energia ele consome. A melhor maneira de garantir o melhor aparelho, nesse caso, é procurar por modelos que tenham o Selo Procel de baixo consumo de energia elétrica.

Analise as opções de garantia

Apesar de não ser uma regra exata comprovada cientificamente, ofertas com menos de um ano de garantia tendem a trazer desconfiança quanto à qualidade do aparelho.

Compare ofertas de ventilador no JáCotei, o comparador de preços que, além de garantir o melhor negócio para você, te dá pontos e milhas nos programas de fidelidade.