melhor forma para não cair em fraudesAs fraudes em vendas online existem desde que o e-commerce foi inventado. Naquela época, éramos orientados a realizar compras apenas em sites de confiança, de marcas que conhecíamos. Entretanto, as últimas edições da black friday nos mostraram que as grandes marcas também podem brincar um pouco com a nossa confiança. Os preços eram ofertados pela metade do dobro, o que na prática é traduzido como o exato valor de tabela, sem grandes mudanças.

Foram casos assim que deixaram os consumidores desconfiados e sem coragem para continuarem comprando online. Mas existem algumas maneiras de garantir que a sua compra acontecerá sem problemas. Veja agora qual é a melhor forma para não cair em fraudes de preços.

Usar um comparador de preços é a melhor forma para não cair em fraudes

A melhor forma para não cair em fraudes é usar um comparador de preços. Isso porque ele terá registrado em sua plataforma todos os valores que são praticados no mercado. Além disso, nenhuma plataforma de respeito irá se associar a uma loja falsa. Ou seja, todos os preços que estiverem disponíveis ali são de lojas já atestadas pelo comparador de preços e não existirão riscos quanto a golpes ou produtos que não correspondem ao anúncio.

Não confie em todos os e-mails que chegam na sua caixa de entrada

O problema das fraudes é que elas estão cada dia mais sofisticadas. Existem golpistas que reproduzem exatamente os e-mails enviados pelas lojas nas quais você tem cadastro. Por isso, se chegar uma mensagem na sua caixa de entrada com um valor muito abaixo do praticado no mercado, desconfie. E acima de tudo, não clique no e-mail. Ele pode ser uma forma de roubar os seus dados e aquele produto que você tanto deseja nunca chegará na sua casa.

Faça pesquisas de mercado por conta própria

Muitos anúncios trazem informações tendenciosas, que dizem ter preços mais baixos que o da concorrência. E nesse caso existem duas formas diferentes de fraude. Uma delas é referente ao valor da concorrência, que pode não ser tão alto ou até menor. E a outra é o caso do tópico anterior, quando a loja não tem a menor intenção de te entregar o produto. Por isso, faça a pesquisa de preços por conta própria. E nesse caso, os comparadores de preços são a melhor forma para não cair em fraudes.

Ler o anuncio por completo é uma forma de se proteger

Uma prática muito comum no mercado é dar destaque aos valores menores e esconder as condições de compra que vão aumentar o valor cobrado no seu cartão. Por exemplo, uma loja pode exigir um valor baixo de entrada, mas cobrará juros altos nas parcelas seguintes. Nesse caso, o segredo para não cair no golpe é ler o anuncio por completo. Toda marca é obrigada a entregar todas as informações, mas muitas vezes elas acabam fazendo isso em letrinhas pequenas quase impossíveis de enxergar.

De todos esses pontos que listamos no post de hoje, a melhor forma para não cair em fraudes é usar um comparador de preços. Isso porque ele não se associa a marcas fraudulentas. Ele também é atualizado frequentemente e, portanto, terá em sua plataforma todas as promoções vigentes. Por fim, ele mostra exatamente quais são os preços praticados pela concorrência, assim como a sua variação ao longo de vários meses, o que protege contra promoções do tipo “metade do dobro”.

Você está mais seguro para fazer suas compras online? Comente aqui abaixo o que você faz para se proteger contra fraudes na internet.