persiana ou cortinaA persiana ou cortina permitem a entrada de luz suave no ambiente e protegem os móveis e objetos do desgaste causado pela luz solar. Além disso, são itens que contribuem com a decoração deixando o espaço mais aconchegante e elegante.  E você sabe qual é o melhor para a sua casa? A persiana ou cortina? Não se preocupe! Nós vamos dar dicas para você fazer a melhor escolha da persiana ou cortina pelo menor preço.

Mas antes de você decidir pela persiana ou cortina, conheça primeiro as principais características de cada um.

Persiana

A princípio a persiana era encontrada em ambiente corporativo e com a diversidade de modelos foi adaptado como item de decoração nas residências e eficiente no bloqueio de luz.

Ao comprar a persiana irá encontrar os modelos em vários tipos de materiais:

Persiana de PVC

persiana em pvcÉ o modelo mais encontrado, possui as lâminas em PVC que facilitam a limpeza. É perfeito para quem precisa de mais praticidade. Pode ser utilizado tanto em locais secos como úmidos.

Confira as ofertas de persiana de pvc no JáCotei

Persiana de Alumínio

pesiana para ambientes úmidosÉ indicada para todos os ambientes, como por exemplo, a cozinha e banheiro, pois é mais resistente ao vapor e umidade. O material também simplifica na hora de limpar. Além disso, é encontrado em persianas horizontais com grande variedade de cores.

Confira as ofertas de persiana de alumínio no JáCotei

Persiana de Madeira

persiana para salaSão perfeitos para vedar a entrada de luz. É ótimo para ambientes com temperatura até 35°C, para evitar o desgaste da madeira. Invista a persiana de madeira nos quartos ou sala de estar.

Confira as ofertas de persiana de madeira no JáCotei

Persiana de Bambu

persiana casa na praiaPossui material sustentável e permite uma decoração mais oriental. A persiana de bambu pode ser uma opção para a casa de praia.

Confira as ofertas de persiana de bambu no JáCotei

Persiana de Tecido / Fibra Natural

persiana de tecidoTem grande variedade de cores e texturas, mas devido a influência do sol, sofrem alterações com o tempo.  Para quem quer uma persiana para impedir a entrada de luz, opte pela persiana blackout que possui um tecido mais grosso e também possui controle térmico, ou seja, evita o aquecimento do ambiente em até 30%.

Confira as ofertas de persiana de tecido no JáCotei

Persiana de Tela Solar

persiana rolo tela solarGarantem o bloqueio da entrada de luz, por isso são indicados em locais com grande incidência de luminosidade, como por exemplo, a varanda.

Confira as ofertas de persiana de tela solar no JáCotei

Tipos de Persianas

Agora que você já conhece os materiais, saiba os tipos de persianas à disposição no mercado.

Persiana Romana

persiana quarto e salaÉ feita de tecido com varetas estruturadas e ao subir a persiana é formado um volume na parte de cima. Exige a distância de pelo menos 40cm entre a janela e o teto. Evite instalar essa persiana na cozinha, é mais indicada em salas e quartos.

Confira as ofertas de persiana romana no JáCotei

Persiana Rolô

persiana rolôÉ tipo de persiana versátil, pois pode ser instalada na sala, quarto, cozinha, escritório ou na varanda (com a opção tela solar). Além de proteger contra luz, é possível recolher a persiana deixando a vista livre.

Confira as ofertas de persiana rolô no JáCotei

Persiana Painel

persiana janela grandeÉ perfeita para janelas maiores, principalmente para as que são de vidro, pois permite um ambiente mais escuro e essa persiana vai do teto ao chão e é movimentada pela lateral. Tem modelos com vários tipos de materiais como: tecido, sintético, transparente/translúcido e tela solar.

Confira as ofertas de persiana painel no JáCotei

Persiana Horizontal

persiana para todos os ambientesFacilita o controle de entrada de luz através do ajuste das lâminas e permite também maior circulação de ar. É ótima para vários locais da casa, como por exemplo, a área de serviço. Pode ser encontrada em PVC, madeira, tecido e alumínio.

Confira as ofertas de persiana horizontal no JáCotei

Persiana Vertical

persiana escritórioÓtimo para ambientes corporativos e garante o alongamento dos ambientes, quando escolhido nas cores claras. Pode ser comprada em PVC ou tecido.

Confira as ofertas de persiana vertical no JáCotei

Persiana Double Vision

persiana double vision sala ou quartoPossui faixas que alternam entre translúcidas e opacas, permitindo o bloqueio da luz com toque mais aconchegante.

Confira as ofertas de persiana double vision no JáCotei

Cortina

cortina para salaPara quem quer uma decoração mais clássica a cortina é a escolha certa, principalmente em locais como salas e quartos.

A cortina é encontrada em vários tipos de tecido e não tem grande variedade de materiais como a persiana.

Cortina de Seda

cortina em seda salaÉ o tipo de tecido mais caro, mas permite um ótimo caimento com uma decoração mais charmosa.

Confira as ofertas de cortina de seda no JáCotei

Cortina de Linho

tecido cortinaÉ uma ótima opção para dar um toque na decoração. Opte por cores com tons marrons e beges. Caso queira, pode investir no cinza.

Confira as ofertas de cortina de linho no JáCotei

Cortina de Veludo

cortina tecido pesadoSe você procura um tecido mais grosso que deixe o local mais elegante, opte pela cortina de veludo.  Tem modelos com tons nudes aos mais vibrantes.

Confira as ofertas de cortina de veludo no JáCotei

Cortina de Renda

cortina delicadaÉ um modelo delicado que pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. Caso queira menos luminosidade, escolha o tecido de baixo mais grosso.

Confira as ofertas de cortina de renda no JáCotei

Cortina Blackout ou Corta Luz

cortina bloqueia a luzPara quem tem dificuldade de dormir devido a claridade, compre as cortinas com tecido blackout, pois bloqueiam a luz. Inclua a tela solar para não ocorrer o aquecimento em dias de sol.

Confira as ofertas de cortina blackout no JáCotei

Cortina Voil

cortina tecido leveÉ o modelo mais utilizado em cortinas para sala, pois é mais leve e tem ótimo caimento. Porém bloqueia parte da luminosidade, porque tem tecido fino e transparente.

Confira as ofertas de cortina voil no JáCotei

Varão

varão para cortinaFacilita a instalação da cortina e possuem ponteiras que dão um toque na decoração e garantem que a cortina não saia do varão. Pode ser deixado a mostra e deve escolher o modelo que combine com os móveis. Deve ser instalado 10cm acima da janela e deve ter de 20 a 30cm de largura a mais que a janela. Há outras opções como cortineiro (gesso) e o trilho.

Confira as ofertas de varão no JáCotei

Defina o objetivo para instalar a Persiana ou Cortina

Para escolher entre a persiana e a cortina você deve estabelecer o motivo da compra. O objetivo é escurecer o ambiente, controlar a luminosidade ou ter mais privacidade? Ao decidir é mais fácil escolher qual melhor se adequa a sua necessidade.

Tamanho certo da Persiana e da Cortina

O ideal que a persiana tenha pelo menos 10cm a 20cm de largura e o comprimento deve respeitar o tamanho da janela ou porta. Se janela for pequena, a persiana deve ser curta. E no caso a janela se longa, a persiana deve ser maior. É preciso que tenha 10cm a mais acima e abaixo.

A cortina deve ser longa, não ultrapassando 5cm do chão. A cortina curta é valida nos casos de móveis abaixo da janela. A conta para saber o tamanho certo é: tamanho da largura da janela + 40cm = valor x 2 = valor do tamanho do tecido.

Multiplique por 2 nas cortinas leves como sede e voil e por 2 nos tecidos mais encorpados como veludo e linho, por exemplo.

Persiana ou Cortina: qual vale a pena?

comprar persiana cortinaA persiana é para quem procura mais praticidade, pois a instalação e a limpeza são mais fácies. O controle de luz da persiana é maior e tem grande variedade de materiais. Além disso, as persianas podem ser controladas através do controle remoto ou interruptor.

Dependendo do material, a persiana pode ser limpa com espanador ou pano seco ou úmido. A cortina precisa ser retirada para lavar.

 Em questão de aquecimento, as persianas saem na frente, pois possuem controle térmico.

A persiana é a melhor escolha para os alérgicos e para quem tem crianças ou animais domésticos em casa.  Ótimo para ambientes menores.

A cortina é para quem gosta de uma decoração mais clássica com visual bonito e maior variedade de tecidos, deixando o ambiente mais aconchegante, perfeito para dias mais frios, pois aquecem o ambiente, evitando a entrada de ar frio. É a opção mais barata que a persiana. Indicado para ambientes maiores, pois a cortina é mais volumosa que a persiana. E caso queira a sensação de local mais alto, escolha a cortina. Com ela você pode apostar em vários tipos de tecidos e cores.

Você pode usar tanto a persiana como a cortina na sua casa, o importante é verificar qual modelo se adapta melhor ao ambiente escolhido.

Persiana ou cortina? Qual deles você vai escolher? Conte pra gente.

Para economizar na compra da persiana ou cortina, acesse o site www.jacotei.com.bre fique por dentro das melhores ofertas do momento e economize!