aquecedor

O inverno já está quase chegando e, com ele, o frio começa a tomar conta trazendo consigo dias de céu azul e noites estreladas. Porém, ao mesmo tempo, a temperatura cai e começamos a ter alguns desconfortos em relação ao frio. Para deixar o seu lar com mais aconchego e numa temperatura agradável nos dias frios, uma ótima opção é a compra de um aquecedor.

Os aquecedores de ar são aparelhos com a capacidade de esquentar o ar situado ao redor do aparelho e dissipa-lo ao ambiente. Com um aparelho desses você garante uma casa quentinha até nos dias mais frios do ano.

Antes de comprar um aquecedor de ar, é essencial que você analise quais as necessidades que você pretende suprir. Sem contar as considerações em relação à segurança e à precaução de acidentes. Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia básico para comprar um aquecedor de ar com informações sobre os principais tipos de aparelho e algumas dicas de utilização. Confira:

Aquecedor Elétrico

Indicado principalmente para ambientes pequenos, os aquecedores elétricos são os modelos mais fáceis de encontrar no mercado. Seu preço varia de acordo com a sua potência. Esse modelo também possui um ótimo tempo de resposta, pois o calor fica em contato direto com o ar e é dissipado de maneira bem simples.

Termoventiladores

A principal característica de um termoventilador é que ele conta com uma hélice que funciona como um acelerador para a renovação do ar a ser coletado pelo aparelho. São indicados principalmente para espaços de pequeno a médio porte. Além disso, alguns modelos contam mais de uma potência, o que proporciona uma maior variedade de funções.

Aquecedor a óleo

Os aquecedores a óleo são a melhor opção em relação ao consumo de energia elétrica. Ele funciona através do aquecimento de um óleo, que depois de quente, troca calor com o ar situado ao redor do aparelho. Na maioria dos casos, esse modelo fica no chão e é indicado para lugares de pequeno e médio porte.

Aquecedor Cerâmico

Ainda mais econômico que os aquecedores a óleo, os aquecedores cerâmicos têm a capacidade de absorver o calor e não deixar que o ar quente se dissipe com facilidade. Algumas opções vêm com controle remoto e algumas opções de configuração. Geralmente, são fixados no teto ou na parede.

Lembre-se bem

  • O uso de um aparelho aquecedor de ar costuma deixar a conta de luz bem salgada. Por isso, é importante reforçar algumas atitudes que ajudem a diminuir esse impacto nas contas do mês.
  • Sempre que estiver desligado, tire o aparelho da tomada;
  • Certifique-se se as portas e janelas do cômodo a ser aquecido estão fechadas;
  • Compre somente aparelhos elétricos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Também fique de olho na tabela de eficiência energética que vai de A a D, sendo A o mais econômico e E o menos.