Todo mundo já ouviu as terríveis histórias de mudança: coisas que são esquecidas, perdidas, quebradas, amassadas… Mas isso não quer dizer que você precise passar pelas mesmas experiências! A mudança pode dar muito certo se você fizer um planejamento adequado e procurar cumprir com esse planejamento.

Para começar, nada de mudar de um dia para o outro, a não ser que seja uma emergência! Uma mudança tranquila te dará menos trabalho e também menos despesas. Vá arrumando cômodo por cômodo, colocando tudo o que não é usado nas devidas caixas e deixando apenas o que é essencial para os últimos dias até a mudança. Identifique cada uma das caixas, pois a confusão é certa! O caminhão da mudança irá misturar tudo e na hora de descarregar, se as caixas não estiverem identificadas, será um caos arrumar tudo.

Uma dica boa é você ir se mudando aos poucos. Se a casa nova já estiver pronta para morar, comece mudando alguns objetos pequenos, como livros, ferramentas e outras coisas que não são fundamentais ou de uso cotidiano. Assim, na hora da mudança de fato, você irá transportar apenas os itens maiores, como os eletrodomésticos e móveis.

Algumas pessoas se mudam e vendem muitos dos objetos de casa, como acontece nas mudanças de estado ou país. Nesse caso, você pode colocar no seu planejamento a busca por móveis e eletrodomésticos novos algumas semanas antes e então já deixar tudo combinado para a entrega antes de você se mudar. Para esse caso, o preço é sem dúvida o fator determinante, por isso vale à pena pesquisar em sites como o JáCotei, e garantir o melhor preço. A mudança por si só já é um gasto alto, então essa é a hora de economizar!

E se nada sair como o planejado? Tenha em seu planejamento um plano B! Ele vai te ajudar na hora dos problemas. Quanto mais bem preparado você estiver para enfrentar o que der e vier, melhor será a sua segurança e tudo correrá muito bem. Aja com calma e faça desse processo, apenas o que ele é: uma mudança para melhor!