aspirador_de_po

Conheça os principais modelos de Aspirador de Pó e suas respectivas funções

O aspirador de pó é um eletrodoméstico que grande parte das pessoas faz questão de ter em casa. É um item essencial que garante praticidade na hora da limpeza doméstica. Principalmente se sua casa tem tapetes, carpetes ou animais de estimação.

Atualmente, é possível encontrar uma enorme variedade de aspiradores de pó com as mais diversas características e funções. Essa grande variedade pode trazer algumas dúvidas na hora da compra. Por isso, confira alguns pontos que, se levados em consideração, podem ajudá-lo a fazer a melhor escolha na hora de comprar um aspirador de pó. Vale ressaltar a importância de ler com bastante atenção as instruções de uso fornecidas pelo fabricante. Além disso, higienize o compartimento de pó com regularidade. Assim, você consegue deixar seu aspirador mais eficiente e com maior tempo de funcionamento.

Potência vs. Poder de sucção

Essa é uma questão que muitas pessoas têm o costume de se enganar. A potência de um aspirador está relacionada à quantidade de energia elétrica que ele consome durante o seu funcionamento. Já o poder de sucção é o coeficiente, medido em watts, da pressão com o fluxo de ar. É importante ressaltar que um alto índice de poder de sucção não significa uma melhor limpeza. Para isso, é necessário aliar um bom poder de sucção com a eficiência de uma escova.

Tipos de aspirador

Existem cinco tipos principais de aspiradores. Cada um deles com funções específicas. Cabe a você escolher o que mais atende as suas necessidades.

Aspirador cilíndrico

Indicado para limpeza de carpetes, cerâmicas e pisos de madeira, o aspirador cilíndrico, é um modelo que oferece leveza e praticidade na hora da limpeza. É considerado como um modelo mais simples em comparação com os outros, não tem muitos acessórios agregados e também não oferece um grande poder de sucção. Por isso, seu uso é recomendado para uso em ambientes menores.

Aspirador vertical

O aspirador vertical possui um alto poder de sucção, por isso, é indicado para a limpeza de áreas que possuem tapetes mais pesados ou para casas que possuam animais de estimação que soltam pelos. Seu peso também é maior em relação a um modelo de aspirador cilíndrico.

Aspirador com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air)

Esse modelo de aspirador em específico conta com um filtro que, além da poeira, também aspira bactérias, ácaros, fungos, enfim, coisas que causam alergias ou problemas para a saúde. Por isso, é indicado para pessoas que tenham alguma reação alérgica à poeira.

Aspirador de pó e água

Esse modelo possui duas funções: aspirar partículas sólidas e líquidas, o que garante uma limpeza muito mais eficaz de uma superfície.