Coifa de ilha

Quem cozinha sabe o cheiro que alguns alimentos ficam no ambiente, se for grelhados, frituras ou peixes, o cheiro se espalha pela casa em segundos. E como resolver isso?  Fechando a porta da cozinha e abrindo as janelas? Isso, infelizmente, não resolve o problema. Porque a fumaça se espalha rapidamente no local. Pode ocorrer também de ficar o “cheiro” nos móveis e em alguns casos fica com aspecto engordurado. Para resolver essa questão existem 2 tipos de eletrodomésticos: a coifa e o depurador de ar que auxiliam para manter ótima a circulação de ar na cozinha e no restante da casa. Apesar dos equipamentos terem o mesmo o objetivo, a coifa ou depurador de ar trabalham de forma diversa.

Para esclarecer as dúvidas, nós vamos listar as diferenças entre coifa e depurador de ar para você fazer a melhor escolha. E para encontrar ofertas e promoções de coifa ou depurador de ar que realmente valem a pena acesse o comparador de preços JáCotei e confira o menor preço de coifa ou depurador de ar nas lojas online.

Vantagens de comprar Coifa ou Depurador de Ar

Depurador de ar

Antes de citarmos as diferenças entre coifa e depurador de ar, vamos informar as vantagens de comprar coifa ou depurador de ar.

Uma coisa você já sabe: a coifa ou depurador de ar são fundamentais ao evitar que a fumaça se espalhe para outros lugares da casa, principalmente nas situações de cozinha integrada ou cozinha americana, pois não possuem portas e nem janelas. A coifa ou depurador são essenciais para renovar o ar ambiente retirando os odores ao cozinhar. Ao utilizar esses aparelhos, é uma oportunidade de conservar móveis e outros eletrodomésticos, evitando assim o acúmulo de gordura.

Diferenças entre Coifa e Depurador de Ar

Na coifa o ar é sugado e sai do ambiente através de dutos e no depurador o ar é filtrado, mas retorna para a cozinha novamente (renovado). Se você efetua muitas frituras, escolha a coifa, pois é mais potente ao retirar o cheiro de gordura. Ao comprar a coifa você vai precisar analisar o local para a instalação, pois será necessário um local de saída externa (duto) para sair a fumaça. Sendo necessário a ajuda de um serviço especializado e isso aumenta o custo da instalação. Nesse quesito o depurador de ar é mais simples com a instalação na parede.

Em contrapartida a coifa não possui filtro como o depurador de ar que exige a limpeza e troca periódica do filtro para que o aparelho funcione corretamente. A coifa ganha no quesito design, pois são mais elegantes que os depuradores de ar.

É preciso lembrar que alguns modelos de coifa também trabalham como depuradores, fazendo somente a filtragem do ar, atente-se a esse detalhe antes de comprar.

Por que comprar a Coifa?

Coifa de parede

A coifa é indicada para quem tem cozinha americana ou local espaçoso, pois tem vazão maior e isso a torna muito mais eficiente que o depurador de ar. A coifa consegue eliminar o ar quente da cozinha, deixando o ar mais fresco.

Antes de comprar a coifa é importante verificar se o teto da sua casa ou apartamento vai suportar o peso da coifa. A sua instalação exige obras, por isso é importante analisar o local exato para fazer o buraco na parede. E lembre-se da indicação do fabricante sobre a distância mínima entre a coifa e o fogão para o seu funcionamento perfeito.

Há 2 tipos de coifa: a coifa de ilha que é instalada no meio da cozinha e a coifa de parede, como o nome já diz, é instalada na parede.

Coifa ilha cozinha

Além de contribuir para a decoração da sua cozinha, é necessário analisar o que é mais importante para você: o espaço para o armário ou para coifa.

Se você pretende comprar a coifa, opte pelo modelo iluminado, caso o ambiente seja mal iluminado.

Por que comprar o Depurador de Ar?

Depurador de ar inox

Se a sua cozinha possui uma ótima circulação com janelas e você não faz frituras constantemente, o depurador de ar pode ser opção eficiente para você. Outro motivo de escolha do depurador de ar é se você possui uma cozinha pequena e não tem espaço para instalar duto da coifa.

Filtro depurador de ar

O depurador de ar é mais acessível que a coifa e sua instalação na parede é mais fácil e barata.  A potência e vazão são limitadas e exige troca e limpeza de filtro constantemente. Porém, o processo de troca de filtro é bem simples. Como ocorre o acúmulo de sujeira no filtro, a higienização é necessária.

Pontos importantes de comprar a Coifa ou Depurador de Ar

Alguns detalhes na coifa ou depurador de ar são determinantes na hora de escolher o modelo perfeito para a sua cozinha. Confira abaixo os 4 itens importantes da coifa ou depurador de ar.

Coifa Electrolux1.Tamanho

O depurador ou a coifa devem cobrir ou ultrapassar o tamanho do fogão para que funcione corretamente. Os tamanhos disponíveis são modelos de 60, 80, 90 e 120 centímetros (somente a coifa tem modelo de 120cm).

 É importante lembrar que o depurador de ar e a coifa devem possuir o mesmo tamanho que o fogão ou cooktop, ou seja, é preciso que os eletrodomésticos tenham a mesma largura do fogão para que não percam o poder de sucção.

2.Potência

É medida em watts e informa o poder de sucção do eletrodoméstico, ou seja, quanto maior é a potência, melhor será a capacidade de desempenho.

3.Vazão

É a quantidade de ar que o aparelho consegue retirar do ambiente para filtrar ou jogar fora. Sua medida é em metros cúbicos por hora (m³/h).

Mas é preciso medir o tamanho da cozinha para escolher a coifa ou depurador ideal.

A conta é: multiplicar a área da cozinha (altura x largura x comprimento) por 10. O resultado é a vazão mínima que o eletrodoméstico deve ter para ser eficiente na cozinha.

4.Lâmpadas

Coifa lâmpada

As lâmpadas ajudam na hora que você está cozinhando. Escolha os modelos que utilizam lâmpadas LED, pois duram mais e são econômicas.

Seja qual for o eletrodoméstico ideal para a sua cozinha. Veja as ofertas de coifa e ofertas de depurador de ar no site www.jacotei.com.br e economize agora mesmo. Deixe a sua cozinha sem cheiro ou fumaça gastando pouco no JáCotei.