Um eletrodoméstico que cada vez mais vem firmando sua importância dentro dos lares brasileiros é o Ar Condicionado. O Brasil, como todos sabemos, possui um clima que, no verão, consegue atingir tempos com elevados índices de temperatura. O Ar Condicionado tem a capacidade de controlar a temperatura de um determinado espaço de forma prática e eficiente. Ele faz com que você consiga se sentir confortável termicamente independente das condições climáticas externas.

Para te ajudar a comprar o Ar Condicionado ideal que atenda a todas as suas necessidades, elaboramos um guia prático para comprar um Ar Condicionado. Aproveite nossas dicas e tire as suas dúvidas:

Primeiro passo: Faça o Cálculo de BTUs de acordo com a área do seu cômodo

Os aparelhos de Ar condicionado são categorizados de acordo com o cálculo de BTUs. Mas o que significa essa sigla? Pois bem, a tradução de BTU é Unidade Térmica Britânica (British Thermal Unit, em inglês) uma unidade de medida que define a quantidade de energia necessária, sob pressão constante de 1 atmosfera, para que a temperatura de uma libra de água vá de 59,5 °F para 60,5 °F.

Para que o aparelho de Ar Condicionado tenha excelência em seu funcionamento, é necessário saber qual é a quantidade de BTUs necessária para o cômodo em que o aparelho será instalado. É possível que, ao escolher um Ar Condicionado com a quantidade de BTUs que incorreta em relação ao espaço, seu desempenho estará comprometido, assim como o consumo de energia elétrica.

Vamos ao cálculo:

Em relação à área do cômodo: multiplica-se 600 BTU para cada metro quadrado do ambiente. Sem contar a primeira pessoa, para cada uma a mais soma-se 600 BTU. Também é necessário somar 600 BTU para cada aparelho eletrônico. Além disso, acrescenta-se 800 BTU se houver exposição ao sol.

Exemplificando, se você pretende instalar um aparelho de Ar Condicionado em um cômodo de 35 m², que possua uma televisão e um computador, seja frequentado por duas pessoas e não há exposição ao sol, a conta deverá seguir a seguinte: 35 (área do cômodo) x 600 (BTU) + 600 (duas pessoas) + 1200 (dois aparelhos eletrônicos). Portanto, você vai precisar de um Ar Condicionado com no mínimo 22.800 BTU.

Feito o cálculo de BTUs, agora é a hora de escolher o modelo ideal de Ar Condicionado.

Existem três modelos principais, cada deles com características específicas e indicações de uso diferentes uns dos outros. Confira cada um deles:

Ar Condicionado de Janela

ar_condicionado_de_janela

É o modelo mais tradicional de ar condicionado presentes nos lares e escritórios brasileiros. Também é conhecido como ar condicionado de parede ou janeleiro. Seu preço costuma ser o mais em conta em comparação com os outros modelos de ar condicionado devido ao seu funcionamento mais simples. O aparelho tem a capacidade de transferir o ar quente do ambiente interno para o externo, diminuindo assim a temperatura. Sem contar que este é o modelo com maior facilidade no momento de instalação. O ar condicionado de janela é indicado para cômodos pequenos com poucas pessoas e poucos aparelhos eletrônicos pois só trabalha com aparelhos de, no máximo, 30 mil BTU.

Ar Condicionado Split

splitIndicado principalmente para ambientes grandes, o Ar Condicionado Split é um dos modelos mais sofisticados existentes no mercado. Você consegue encontrar aparelhos desse modelo com até 80 mil BTU de capacidade de refrigeração. Para a sua instalação, é necessário a presença de profissionais especializados além de um buraco na parede do cômodo para a passagem de tubulações.

Ar Condicionado Portátil

ar_condicionado_portatilO ar condicionado de portátil se apresenta como uma maneira fácil e prática para as pessoas que não possuem a possibilidade de fazer um furo na parede por danificar a estrutura do lar ou simplesmente não têm espaço. Sua máxima capacidade se limita a ambientes de até 20 m² e seu funcionamento é bem parecido com o do ar condicionado de janela.