cooktop

Considerado como uma verdadeira revolução, tanto na questão de estética quanto na eficiência para fogões, o modelo cooktop vem, cada vez mais, ganhando espaço e relevância nas cozinhas de todo o mundo. Devido a praticidade proporcionada pela sua tecnologia, esse modelo de fogão tem marcado presença em cozinhas modernas e planejadas.

O cooktop é um fogão montado em uma estrutura fina e plana com bocas para o aquecimento de alimentos sem a presença de um forno. O número de bocas pode variar de duas a cinco.

Por ser pequeno e de fácil instalação, os cooktops se apresentam como uma ótima alternativa para economizar espaços em apartamentos ou cozinhas pequenas. Sem contar a facilidade para os processos de limpeza e manutenção.

Existem três tipos principais de Fogões do modelo cooktop: o modelo a gás, o de aquecimento por radiação e o de aquecimento por indução. Confira agora as principais características de cada um desses modelos:

Cooktop com aquecimento a gás

Esse modelo de fogão conta com uma tecnologia de aquecimento bem semelhante ao fogão a gás tradicional. Por isso, a instalação é bem simples. Você só vai precisar se atentar às conexões elétricas e a tubulação do gás. Em relação à manutenção, os cuidados são praticamente os mesmos de um fogão convencional.

Cooktop elétrico com aquecimento por radiação

Os modelos elétricos de cooktop possuem tecnologia mais avançada e oferecem mais vantagens em comparação ao modelo a gás, como maior velocidade de aquecimento, maior precisão na mensuração de temperatura e não oferecem risco de vazamento de gás. Mas também há algumas desvantagens: somente panelas com fundo reto devem ser utilizadas, pois a superfície do cooktop por radiação é completamente plana, além de um possível aumento na sua conta de eletricidade.

Cooktop elétrico com aquecimento por indução

Esse modelo é bem parecido com o citado anteriormente, porém seu método de aquecimento possui uma tecnologia mais avançada. Ele funciona apenas quando uma panela entra em contato direto com sua superfície o que proporciona muito mais segurança, pois seu sistema de aquecimento por indução gera um campo eletromagnético entre a parte interna e o fundo da panela, portanto, o calor não se dissipa e é bem melhor utilizado no preparo do alimento. A principal desvantagem é que você vai precisar de panelas magnéticas de aço ou ferro fundido para tudo isso funcionar.

O site JáCotei (http://www.jacotei.com.br/) oferece diversas opções de marcas, como Brastemp e Fischer, e preços para te auxiliar a sempre tomar a melhor decisão na hora da compra. Se você estiver com alguma dúvida ou sugestão, deixe-a nos comentários.