De acordo com a legislação brasileira, para realizar o transporte de crianças com idade inferior a sete anos e seis meses, é obrigatório o uso de cadeirinhas para automóveis adequado à idade da criança. A lei também diz que crianças de até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco de trás do automóvel. Quem descumpre a lei está suscetível a punição com multa.

Acontece que a estrutura corporal dos pequeninos ainda está em construção, portanto, é bem mais frágil em relação aos adultos. As cadeirinhas para automóveis têm a função de justamente garantir proteção às crianças de acordo com a idade.

Confira agora as características dos principais modelos de cadeirinhas para automóveis disponíveis no mercado:

Bebê conforto

Este modelo é indicado para o transporte de crianças bem pequenas, desde recém-nascidos até crianças com 13kg em média. Sua instalação deve ser feita no banco de trás do carro voltado para trás. Há quem diga que, quando instalado no meio do banco de trás, proporciona maior segurança em caso de colisões laterais. Existem marcas que contam com cadeirinhas bebê conforto que, quando retiradas do carro, podem ser acopladas ao carrinho. Essa opção é chamada de travel system e, além de segurança, proporciona maior praticidade no dia a dia e conforto ao bebê em questão.

Cadeirinha reversível

Com o intuito de proteção a crianças de até, no máximo, 18kg, as versões deste modelo podem ser utilizadas viradas para frente ou para trás. É importante ressaltar que é indicado que crianças com até 10kg sejam transportadas viradas para trás. Sua instalação também deve ser feita no banco traseiro com a utilização do cinto de segurança para prendê-la, ou a ela mesma ou a uma base (depende do fabricante).

Cadeirinha não reversível

Esse modelo é indicado para crianças já mais crescidinhas, pois deve ser utilizado por crianças com peso de 9kg até 36kg em média. Nesse caso, ela só pode ser instalada voltada para a frente, e seu tempo de utilização é bem maior em comparação aos outros modelos de cadeirinhas para automóveis. Para garantir maior conforto e segurança, alguns modelos contam com itens para ajuste.

Assento de elevação ou booster – acima de 16/18kg

Com a simples finalidade de deixar a criança na posição ideal em relação ao cinto de segurança, este modelo deve ser utilizado até os sete anos e seis meses de idade. Os assentos de elevação possuem uma estrutura mais simples em relação aos outros modelos de cadeirinha, portanto, costumam ser mais baratos.