Adega Climatizada: saiba como comprar a sua

Adega Clima T-8D 8Garrafas-Tocave As adegas climatizadas servem para manter a temperatura e assim assegurar a qualidade do vinho.

Alguns vinhos podem custar uma pequena fortuna e ao abrirmos a garrafa percebemos que seu aroma e sabor estão alterados. Isso acontece porque o vinho não pode ser guardado de qualquer jeito e em qualquer lugar. Vinhos não podem ficar em temperaturas altas ou sofrerem oscilações de temperatura, ficar em lugares úmidos e em lugares que sofram trepidações. Todos estes fatores fazem com que o vinho sofra alterações e até podem deixar o vinho intragável para degustar.

Até o vinho mais simples podem ter seu sabor alterado em poucos meses, se não for guardado em um lugar adequado.

E o prejuízo pode ser maior em vinhos como os “bourdeax”, que precisam de anos de envelhecimento para atingir seu auge.Adega Clima T-20 20G Digital 110V Prata Klar

Os especialistas recomendam que a bebida fique em um ambiente com pouca ou nenhuma luz, com o mínimo de vibração e ruído, temperatura constante entre 12 ºC e 16ºC e cerca de 65% de umidade relativa do ar.

Qual o tamanho de adega que devo comprar?

Antes de comprar a sua adega alguns fatores devem ser considerados. Verifique primeiro sua necessidade de consumo. Existem à venda  adegas pequenas com capacidade para até seis garrafas e outros modelos que comportam 200 garrafas.

A partir de uma conta simples você saberá a capacidade ideal da adega que deverá comprar. Se você compra duas garrafas por semana, ao final do mês terá oito garrafas. Se destas oito garrafas, duas são vinhos médios, uma de excelente vinho e os demais vinhos para o dia a dia, você precisará de uma adega de para 40 garrafas, pois você terá seis excelentes vinhos, para guardar para um momento especial ou porque ainda estão novos, 12 vinhos médios e os demais para consumo rápido.

Garantia e manutenção

champagne Antes de comprar sua adega climatizada verifique com o fabricante como funciona a assistência técnica. Pois, caso haja algum problema técnico é essencial solucioná-lo rapidamente para não perder os seus vinhos.

Verifique se o atendimento de assistência técnica será realizado em até 12 horas. Algumas empresas oferecem a aguarda de seus vinhos caso a adega tenha que ser retirada para reparo.

Temperatura da adega

Os vinhos são muito sensíveis a mudanças de temperatura. Portanto ao comprar uma adega dê preferência aos modelos que tenham mostradores e botões de programação em seu exterior. Assim, você não precisará abrir a adega para checar a temperatura ou fazer sua programação.

A temperatura ideal para a guarda e consumo de vinhos fica entre 14 e 18ºC.

O vinho tinto é o único que tem temperaturas iguais para o consumo e guarda.

No caso dos vinhos brancos você pode mantê-los na guarda até o consumo. Mas precisará resfriá-los antes de beber, para uma temperatura próxima dos 6ºC. Algumas adegas contam com repartições diferentes em que permitem ajustar até três tipos de temperatura.

Nas adegas grandes, acima de 100 garrafas, é possível obter parcialmente este efeito colocando vinhos que necessitam temperaturas mais altas nas prateleiras mais baixas.

Proteção

Adega Climatizada GE PWX290FAPBS Algumas adegas contam com fechadura e as mais sofisticadas com leitor biométrico de impressão digital. Caso tenha vinhos muito caros, prefira a adega com leitor biométrico, pois algumas garrafas custam uma verdadeira fortuna.

A adega deve ter livre circulação de ar entres as gavetas, que elas devem ser vazadas, para que o ar circule internamente e mantenha todas as garrafas em sua temperatura ideal. Algumas marcas apresentam filtros de carvão ativado para garantir um ar interno de alta qualidade, livre de poeira, resíduos e cheiros.

Portas de vidro e iluminação

Ao comprar sua adega procure por um modelo que tenha portas de vidro com proteção dos raios UV. Assim ela não vai precisar ficar em um quarto escuro e garantirá proteção contra a luz.

SONY DSCAlgumas adegas contam com iluminação interna, que facilitam a localização do vinho em seu interior, caso opte por comprar uma destas, o ideal é que a lâmpada não gere calor.

Espaço e acesso aos vinhos

Pata ter acesso fácil aos vinhos e não danificar os rótulos prefira modelos com prateleira que deslizam e se inclinam. Assim, você pode escolher os seus vinhos sem ter que ficar puxando as garrafas.

Verifique se o modelo de adega que pretende comprar tem espaço para garrafas de borgonhas, champagnes e de tamanhos especiais. Assim, você pode retirá-las para aumentar o espaço interno e acomodar garrafas maiores.

Alarme

Adega 8 Garrafas 25127 - DYNASTYDê preferência a adegas que lhe avisem se algo está errado, como porta aberta e pane de energia, através de alarme sonoro.

Modelos de adegas: com compressor ou por aspiração

O limite de refrigeração das adegas por aspiração é de 15 ºC com relação à temperatura externa. Os modelos sem compressor são melhores para adegas pequenas com até 30 garrafas, porque 15º C é uma temperatura aceitável para todos os vinhos. Além disso, irá vibrar menos.

Para as adegas maiores a diferença será menor, o compressor quando ligado pode causar vibrações, mas como são adegas maiores, elas têm mais instabilidade e isso não chega prejudicar o vinho.

Evite comprar modelos com compressores normais de geladeiras, prefira modelos silenciosos e com proteção contra quedas de energia e que não reiniciam seu compressor a cada piscada de luz, evitando trancos no motor.

Qual a temperatura da adega?

A temperatura ideal para armazenamento dos vinhos é 15°C para todos os tipos, porém a temperatura deverá ser da seguinte forma:

  • Brancos – 9°C a 12°C
  • Rosés – 10°C a 13°C
  • Tintos – 15°C a 18°C
  • Sobremesas (vinhos doces) – 8°C a 12°C
  • Fortificados (estilo Porto) – 16°C a 20°C

Porque preciso comprar uma adega ao invés de usar a geladeira de casa?

Taça de vinhoOs vinhos são muitos sensíveis às oscilações de temperaturas e de luz. Quem aprecia um bom vinho sabe que essas variações podem alterar o sabor, o aroma e até estragar uma garrafa de vinho.

Veja porque a geladeira não é indicada para guardar seus vinhos:

- A geladeira foi projetada para produtos alimentares e não para armazenar seus vinhos;

- A geladeira é feita para resfriar os alimentos rapidamente e não mantém a sua temperatura constante. Essas variações prejudicam o vinho;

- O refrigerador é projetado para remover calor e umidade de produtos alimentícios, vinhos não emitem calor ou umidade. Assim, o ambiente ficará muito seco fazendo com que a rolha se encolha permitindo o ar na garrafa e arruinando seu vinho. Uma adega climatizada não resseca o ambiente e mantém seu vinho em condições ideais de armazenamento.

- Quem não tem muito espaço em casa, pode optar por comprar adegas menores e compactas com capacidade para 6, 16, 20 e 25 garrafas. Essas adegas contam com modernos sistemas de refrigeração eletrônica, que conseguem proteger melhor os vinhos contra o calor, oscilações de temperatura e trepidação. O consumo de energia da maioria delas é baixo, o que impacta pouco a conta de luz.

Tags: , , , ,

Categorias: Adega Climatizada, Eletrodomésticos

Sobre o Autor (Perfil do Autor)

Faça um comentário